Estudantes de Ipirá se destacam na redação do ENEM 2022


Após a divulgação dos resultados das notas do Enem 2022 no dia 9 de fevereiro pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), temos celebrado as conquistas de nossos estudantes, em especial, em relação a tão afamada nota da redação.

Além de o Nordeste ter mais uma vez despontado como a região do país com mais notas mil na redação (das 19 redações com nota mil em todo o país, 11 são de estudantes nordestinos), também podemos congratular aqui na Bahia os resultados exitosos de muitos de nossos estudantes que, mesmo nem todos tendo alcançado a nota mil, tiveram um desempenho muito significativo na redação.

As notas do Enem viabilizam o ingresso dos estudantes no Ensino Superior por meio de programas do MEC como o SISU (Sistema de Seleção Unificado), o UPT (Universidade para Todos) e o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). Aqui na Bahia, o UPT, direcionado a estudantes concluintes e egressos do Ensino Médio da rede, se desenvolve em parceria com as 4 universidades estaduais e com a UFRB nos 27 Territórios de Identidade.

A redação, tida por quase todos como o maior bicho-papão da prova do Enem, pode fazer uma grande diferença na média geral dos estudantes. Por isso, devemos sim comemorar o desempenho de muitos de nossos estudantes que alcançaram uma nota acima da média. E não foram poucos, sendo impossível citá-los todos aqui. Tivemos ótimos resultados em todas as nossas escolas da Bacia do Jacuípe, no caso específico de Ipirá, podemos destacar alguns desses resultados:

ESCOLAESTUDANTENOTA DA REDAÇÃO
CE Maria Evangelina Lima SantosLudmilla de Deus Oliveira920
CE Monsenhor Alcides CardosoEmilly Santos Oliveira Ribeiro800
CE Profª Maria Bastos MeloFrancine Lima Oliveira780
Lara Fabian Lima Oliveira780
CETEP Bacia do JacuípePriscilla Fernandes Souza820

É o caso da estudante de 18 anos do Colégio Estadual Maria Evangelina Lima Santos, Ludmilla de Deus Oliveira. Tendo conseguido 920 pontos na redação, a estudante afirma que a escola foi sua principal fonte de apoio para chegar a este resultado: “Minha professora Aline foi quem mais deu assistência: desde o começo ao fim do ano, ela dava temas de redações e íamos praticando até chegar o Enem. Foi assim que consegui aprimorar meus conhecimentos, quase toda semana fazia uma redação com um tema diferente e ela explicava o que eu errava e onde acertava. Isso com certeza foi o que mais ajudou na hora de fazer a redação”.

Para quem deseja igualmente ter uma boa nota na redação do Enem, Ludmilla recomenda muita prática, pois, segundo ela, “o melhor caminho é ir praticando redações de diferentes temas, aprimorando o conhecimento, buscando entender o que errou e como pode melhorar”.

Além de contar com o trabalho de nossos professores em sala de aula, como bem mencionou Ludmilla, é importante destacar que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia desenvolve a cada ano junto às escolas o Projeto Enem 100%, com aulões de revisão de todos os componentes curriculares que integram as 4 áreas do conhecimento cobradas no Enem, além de estimular a escrita, fazendo a correção de redações de acordo com as competências e habilidades exigidas no exame.

Tatiane Araújo

Núcleo Territorial de Educação – NTE 15

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